COMO FAZER O REGISTRO DE UMA LOGOMARCA OU LOGOTIPO NO INPI?

COMO FAZER O REGISTRO DE UMA LOGOMARCA OU LOGOTIPO NO INPI? 


Um cliente sempre vai identificar a empresa, produto ou mesmo um serviço através de características importantes, essas características são fundamentais para que o cliente possa diferenciar uma marca de outro que possivelmente possa atender o mesmo tipo de segmentação. 

O registro de marcas tem grande importância e é através desse registro que podemos assegurar além da marca outras atribuições que a marca possui, como é o caso da logomarca.

A Logomarca é uma representação visual de uma determinada marca ou pode ser definida também como ser uma identificação feita por meio de letra, símbolo, que possa assim determinar que marca seria.

A marca é a diferenciação que ela tem de outras possíveis marcas que são atribuídas ao mesmo tipo de produto ou serviço. 

Visando essas definições existe uma pergunta importante, é possível fazer o registro de logomarca ou logotipo no INPI? 

Sim, da mesma maneira que existe o registro de marca, ao entrar com o pedido, você pode fazer a solicitação como um todo, isso porque logomarca ou logotipo tem grande representação para os clientes que busca uma empresa no mercado.

É importante fazer o registro de marca porque ao dar início no processo, o registro feito ele pode proteger sua empresa ou marca como um todo, ou seja, se livrar daquele concorrente que deseja agir de má fé, ou quem sabe se livrar de algum problema jurídico, e ainda com o registro seu público jamais irá se confundir.

Essa seria uma maneira de manter a consolidação de sua marca, da credibilidade que ela possui no mercado sendo uma empresa única por meio do slogan, logo, as cores, mascote, ou seja, qualquer elemento de comunicação entre empresa e cliente. 

Ao ter entendimento de sua importância, existe também as vantagens de ter o registro de marca e também do logo atribuído pelo conjunto do pedido.

As vantagens de fazer o registro pode se dá quando a empresa faz o pedido de registro de marca, automaticamente a empresa inibi que outras empresas façam uso daquele "logo" ou da marca como um todo. 

Outra vantagem que pode ser citada, é na segurança que a empresa vai ter e nesse caso fica atribuído que a empresa poderá fazer uso de sua marca ou mesmo de sua logo a qualquer momento, em qualquer ocasião, isso porque ela garanti assim a lealdade e a credibilidade com os clientes, que já identifica a marca sendo ela pelo produto ou pelo serviço ofertado. 

Outra designação seria a chance de ter submarcas ou quem sabe segmentar o próprio produto ofertado ou serviço, um grande exemplo para essa vantagem seriam as marcas de refrigerantes, um cliente quando chega em um determinado restaurante, ela já consegue identificar que esse ambiente tem uma grande variedade de refrigerantes. 

Ou seja, essa determinada marca que oferece serviço alimentício tem em seu rol de serviço, um determinado produto onde a marca tem submarcas, ou seja, isso fideliza o cliente.

Outra vantagem importante que também pode ser citado para restaurantes, seria os restaurantes que faz o tipo de atendimento de um ramo específico, um exemplo seria a comida Japonesa. 

O cliente ao identificar a marca, ela sabe a qualidade, a credibilidade, a confiabilidade que aquela marca tem , se esse restaurante por conta própria cria um "cardápio" único, onde nenhuma empresa mais tem, esse tem um diferencial importante e são detalhes como este que faz a marca se manter em alta no mercado e entre os clientes.

Então, qual seria o procedimento de registro de marca junto a um logo? 


A partir do momento em que a empresa procura o órgão responsável que nesse caso é o INPI, esse quando faz a solicitação recebe o direito sob a identidade visual, nome, e isso só é concedido quando o proprietário da marca faça legalmente o registro, efetue o pagamento da guias iniciais assim aguarde o recebimento. 

Essa seria uma maneira de nenhuma outra empresa fazer cópia da marca.  E como o procedimento é feito pelo INPI, empresas especializadas em registro de marca ou profissionais especializados podem fazer esse procedimento pela sua marca. 

Antes do registro ser feito, o profissional especializado faz uma busca junto ao INPI para saber se a marca já existe cadastro por outra pessoa, caso não esteja registrada, esse fará início ao pedido de registro de marca fazendo a entrega das documentações solicitadas pelo órgão e também exigindo que seja feito o pagamento das taxas iniciais.

É através dessas taxas que o pagamento que será confirmado o pedido, no de registro. No momento em que está sendo feito o registro no ato da entrega dos documentos, é importante fazer a entrega em anexo da logo ou logomarca, assim como slogan e os demais elementos.


O processo de Registro de Logomarca no INPI segue dessa forma:

  • Deve ser feito o pagamento das guias iniciais;
  • Procedimento de exame formal (entrega de documentos);
  • Possíveis exigências (esclarecimento sobre alguns documentos ou solicitações de alguns documentos que faltam);
  • Oposição (prazo estimado de 60 dias)
  • Resultado: deferido ou indeferido

É importante ressalta que durante os 60 dias, o pedido está sendo analisado, quando ele for deferido, o registro da marca vai ser publicado na Revista de Propriedade Individual - RPI, dessa forma, o empresário ou proprietário só precisa aguardar o recebimento do registro de marcas. 

Um profissional especializado em registro de marcas ou mesmo uma empresa, tem como fazer todo o procedimento junto ao INPI, incluindo que se o proprietário tiver dúvidas sobre o processo, documentos, pagamento das taxas, esse especialista pode fazer a interação das informações necessárias para o solicitante do registro.


Um profissional especializado em registro de marcas ou mesmo uma empresa, tem como fazer todo o procedimento junto ao INPI, incluindo que se o proprietário tiver dúvidas sobre o processo, documentos, pagamento das taxas, esse especialista pode fazer a interação das informações necessárias para o solicitante do registro. 

Ao ter posso do registro, esse deve ser renovado após 10 anos para ter e manter a proteção a marca. Por isso, se sua empresa tem uma logomarca diferenciada, já se encontra consolidada entre os clientes, concorrentes e tem forte presença na disputa pela qualidade de serviço prestado, é importante que sua empresa tenha o registro de marcas.

Manter a exclusividade de sua marca, do produto ou serviço traz grandes benefícios aos clientes, que sabe como fazer então o chamado Marketing e ainda manter a força que essa marca criou ao longo de sua existência no mercado, independentemente da segmentação dessa marca. 

É importante ressaltar que o registro de marca no INPI é apenas para as marcas atuantes no Brasil, caso deseje fazer o registro e ter a sua marca consolidada no mundo, precisará fazer o registro em cada país nos órgãos competentes.

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