REGISTRO DE MARCAS COMO FUNCIONA?
REGISTRO DE MARCAS COMO FUNCIONA?


REGISTRO DE MARCAS COMO FUNCIONA?


Você é um empresário preocupado com seu negócio? Sempre busca fazer de tudo para que seus clientes reconheçam sua marca e propague ela entre outros possíveis clientes? Tem receio de ter uma empresa com o mesmo nome que a sua marca tem? 

Para ter segurança com tudo isso, é importante que as empresas, tirem as dúvidas sobre a segmentação no mercado e façam o Registro de Marca.

Com pouca informação sobre o assunto, muitas empresas acabam perdendo clientes ou sofrendo com processos de forma injusta. Se uma empresa tem interesse em ter a sua marca registrada é porque ela sabe a importância que a marca tem.

O que é Registro de Marcas?

Quando você cria uma empresa essa ganha uma logomarca e o nome para que os clientes identifiquem que empresa é no mercado. Agora imagine o nome de sua empresa sendo usada por outras pessoas, já imaginou a confusão que seria para o cliente te encontrar? 

Pois bem, por isso o Registro de Marca se torna importante para quem abre um negócio independente se é serviço/produto. 

Registro de marca é uma forma de assegurar que o nome de sua empresa seja exclusivo, garantindo também vários benefícios como a proteção de possíveis processos, de pode aproximar verdadeiramente sua marca com o seu cliente. 

Por isso, se não tem o registro ainda é interesse que providencie a sua para ter todos os direitos adquiridos. E para entender ainda mais, marca é toda a identificação visual podendo esse ser de um produto ou serviço ofertado sendo esse o maior patrimônio de uma empresa.

E para saber exatamente como fazer o seu registro é importante que conheça qual é a função do INPI, um órgão de extrema importância para quem vai dar entrada no pedido de registro de marcas.

INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, é através dele que toda empresa de Registro de Marcas fazem a consulta da existência de uma determinada empresa, como também, fazer a solicitação do pedido de Registro de Marcas. 

Tanta pessoa Física ou pessoa Jurídica pode ser solicitado o registro de marca, basta nos apresentar as documentações relacionadas a cada categoria.

Quais as documentações necessárias para fazer a solicitação do Registro de Marcas?


A solicitação pode ser feita tanto para pessoa jurídica mediante CNPJ e Declaração de Microempresa e outras competências documentais que essa personalidade possui, como para quem é autônomo utilizasse o RG, CPF e o Comprovante de Atividade Autônoma e faz o uso de seu cadastro de pessoa física. 
  

Qual a importância de fazer o Registro de Marcas?


Quando uma empresa busca fazer o registro de marca dentro das formalidades recomendadas, claramente a empresa obtém garantias importantes para a imagem da marca. 

Uma das que podemos citar é os direitos autorais previsto em lei que afirma que " É todo aquele direito concedido a um criador de uma obra, podendo ela ser de natureza regulamentada". 

Com o registro é agregado valor ao produto/serviço, além disso tem a veracidade nas informações do tipo de empresa que estar atuando, e na veracidade de não ser mais uma empresa de nome “clonado” e sofrer a perca da credibilidade, confiabilidade que conquistou com os clientes ao longo de sua existência.

Outra relação que podemos incluir ao registro de marcas, é com os clientes, esses ao saber que a empresa tem o registro e está acobertada por todas as devidas legalidades transmite assim mais credibilidade e competitividade. 

Um exemplo nessa questão, é se um restaurante oferece determinado serviço e o cliente acabou descobrindo que esse não segue as normas da vigilância sanitária, o mesmo pode cobrar das autoridades competentes a punição devida.

Porém o cliente pode ter feito a exigência para uma empresa que era legalizada, e que seja com a mesma segmentação e acabou recebendo uma notificação sem precedentes. 

Uma empresa que faz uso de uma marca de má fé pode ocasionar vários problemas, um deles é na reputação da imagem criada pela empresa que possui registro. 

Por isso, se sua empresa é segmentação alimentícia ou restaurante, faça o registro sem deixar para depois. É importante que toda marca obtenha suas garantias e fique assegurada perante os clientes e a competitividade.

Tem especialista para solicitar o Registro de Marca?

O procedimento é importante e permite que sua empresa der o primeiro passo, se você contratar um profissional especializado em Registro de Marcas, ele por sua vez, vai providenciar esse pedido para sua empresa, claro que esse profissional se encontra em empresas especializadas em fazer esse tipo de serviço como é o Registro de Marcas SC. 

São chamados de Especialistas em Registro de Marcas e antes mesmo de dá entrada no pedido eles podem dá toda orientação sobre como é feito o procedimento, o prazo de espera entre outros, até porque exige uma certa paciência devido a burocracia em providenciar toda a documentação.

Por isso, procure um profissional ou agência que atue no mercado fazendo o pedido de Registro de Marcas para fazer da sua empresa a mais consolidada possível e regularizada como deve ser para estar ampliando a marca no mercado. 

E o melhor, o profissional especializado pode dentro do acompanhamento fazer com que a liberação do registro de marcas seja em tempo mais hábil devido ao seu vasto conhecimento com esse procedimento, por isso, contrate os serviços de um profissional em Registro de Marcas.

De que forma o profissional ou a agência especializada em Registro de Marcas faz o pedido?

O procedimento é feito pelo sistema do INPI, é através dele que nossa equipe faz todo o procedimento de solicitação, como também o acompanhamento do processo até a devida formalidade.

O processo de solicitação é bem ampla, o nosso profissional  dá entrada no pedido, faz uma busca minuciosa para saber se já existe uma empresa com o mesmo nome.

É importante ressalta que após esse procedimento e o pedido sendo deferido, o mesmo será publicado na Revista de Propriedade Industrial. 

O prazo estimado da empresa obter o registro é de 10 anos, porém com o auxílio de um profissional esse prazo pode cair e pode receber o registro em uma média de 2 anos. 

Após 10 anos com posse do registro, o proprietário faz o contato com o profissional responsável ou com a agência e solicita a renovação do Registro de Marcas.

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